sexta-feira, 10 de junho de 2011

Levando o filho ao Endócrino

Isso aconteceu há uns três anos atrás. Meu filho 
Tiago, o caçula, na época com 14 ou 15 anos, estava muito alto e muito magro, tipo: 1,90 de altura e pesando 62 quilos. Isso me preocupou bastante afinal ele estava abaixo do peso ideal e muito acima do tamanho ideal também (se é que exite tamanho ideal). Ele queria por que queria fazer academia, mas eu não achava uma boa idéia pois o moleque já era magro de dar dó, fazendo academia ele iria desaparecer. Sendo assim, achei muito conveniente procurar uma opinião profissional sobre isso e resolvi marcar uma consulta com um endocrinologista que verificasse se a altura e peso dele estavam compatível com sua idade.
Lá vou eu verificar a listagem de endócrinos e buscar algum que ficasse próximo de um metrô pois facilitaria minha ida até lá. Encontrei um próximo ao metrô Paraíso e lá fui eu e meu filho cumprido querido para a consulta com o médico.
Chegando lá apresentei a carteirinha e fiquei conversando com a Sueli - secretária do Dr. Cláudio. Falei que havia marcado a consulta, pois meu filho estava alto demais e que aquilo me preocupava afinal não é nada bonito um grandalhão de 2 metros de altura e ele já estava com 1,90.
Acabei da falar isso me abre a porta do consultório e me aparece o Dr. Claudio (o endócrino). Ele deve medir uns 2.05 de altura...
Medi ele de cima a baixo e já fiquei imaginando a desculpa esfarrapada que eu daria por ter levado meu filho ao médico. Nem bem pensei e ele já nos chamou para dentro do consultório médico. 
Foram os segundos mais longos que eu já vivi... Sentamo-nos diante dele e veio a perguntinha terrível: - O que os trazem aqui?
Mil idéias fervilhavam a minha mente e quando eu fico assim, nada se aproveita. Ainda com os olhos esbugalhados diante da altura do médico, só pude balbuciar: - Doutor, eu vim aqui porque meu filho está alto demais. (não achei nenhuma outra desculpa plausível)
O médico olhou o Tiago e respondeu: - Eu não acho! - claro que não achava, ele era maior que meu filho!
Dei uma risadinha sem graça e ele então começou a medir e a pesar o Tiago.
Eu querendo cair na graça do médico disse-lhe que o Tiago era ruim para se alimentar pois não comia verduras e nem legumes.... e ele respondeu olhando pro Tiago: - Deixe os legumes e as verduras para sua mãe, pois ela é que precisa comer isso...(QUE ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓDIOOOOOOOO!)... você tem que se alimentar de muitos carboidratos.
O Tiago olhava para mim com um sorrisinho devastador... eu devia estar roxa de raiva! Naquele momento imaginei que o médico deveria ter me ouvido dizer para sua secretária sobre "um grandalhão de 2 metros não ser nada bonito".
Diante disso resolvi desafiá-lo e me consultei para uma dieta. Na época estava pesando apenas 78 quilos e já me achava obesa mórbida e necessitava apenas perder meros 8 quilinhos...
O tempo foi passando e fui tendo uma série de outros problemas que fizeram os 78 se tornarem 88 e depois 98... A culpa sempre foi da cortisona, pois eu não comia "quase nada" - bela desculpa de gordinhos! Dr. Claudio sempre me recebeu com cordialidade apesar do contratempo referente a altura do Tiago que hoje mede 1,93 e pesa 75 quilos, um verdadeiro atleta!
Semana passada voltei lá e ele me questionou novamente: - Tomando muita cortisona?.... (será que ele percebeu meus quilinhos a mais??). De qualquer forma subi na balança de costas para não ver o desastre total no que fui absolutamente compreendida por ele, mas pude perceber que a coisa estava feia pela cara que ele fez!
Orientada a deixar a cortisona e com uma dieta de 1200 calorias, saí de lá acreditando que dessa vez vai dar certo... 
Quanto ao Tiago, nunca mais levei em endócrino nenhum, afinal, ninguém merece, né?

Um comentário:

Simone Audrei disse...

Isso é bem coisa de mãe, a gente vive tendo neuras de todos os tipos.
Há uns dois anos levei meu filho mais velho ao médico, achava ele muito introspectivo, quieto, vivia fechado no seu quarto escuro, que mais parecia a batcaverna, comecei a pensar que estava depressivo e podia até se suicidar. Mãe é tudo louca mesmo!
Bj