sábado, 28 de março de 2009

Para mamãe!

Fala sério? Mãe é tudo na vida da gente, não é? Eu, graças a Deus, fui agraciada com pais insubstituíveis, mas mãe é tudo de bom! Eu devia ter uns 3 ou 4 anos e estava dormindo do berço que tinha no quarto de meus pais (a situação não era fácil e eu e minha irmã ficamos dormindo nos berços por um bom tempo até papai conseguir comprar uma cama para nós duas!). De repente, acordei e comecei a ouvir um som estranho que vinha da cabeceira da cama de mamãe. O som fazia "tic-tac, tic-tac" e assim sucessivamente. Fiquei curiosa para descobrir o que era aquele objeto redondo e o porquê dele fazer aquele barulhinho chato. Debrucei-me no berço na ânsia de pegar aquela caixinha barulhenta e eis que despenquei com uma velocidade assombrosa! Fui de cabeça direto para o chão! Em poucos segundos já estava com minha cabeça deitada no ombro de mamãe passeando pelo quintal. Ela havia tapado meu rosto com um pano. Depois ela me contou que tinha medo de olhar o estrago que o tombo poderia ter causado em minha testa que já não era lá grande coisa uma vez que eu nasci com ela torta. Na verdade houve somente a formação de um grande galo, nada mais do que isso! Só não sei se o galo cresceu na parte torta da testa ou na outra....rsrsrs! Este é o motivo de seu sempre usar franja....hehe De qualquer forma, foi no colo de mamãe que deixei estancar minha dor e susto ao mesmo tempo! Minha mãe, devota de Santo Antonio! Todo dia 13 de junho ela sai logo cedo, passa na padaria e compra dúzias de pães. Leva-os para a missa e os benze fazendo a "via-sacra" da família, passando por todos, tios, tias, primos, primas, filhas, netos distribuindo os pãezinhos de Santo Antonio com uma fé inabalável capaz de mover montanhas! Basta fazer um pedido a Santo Antonio, comer seu pãozinho bento e aguardar pacientemente a graça se manifestar. Até meus gatinhos comiam o pãozinho de Santo Antonio e eu lhes pedia saúde, é claro! Se alguém estiver doente, mamãe já inicia suas preces seguidas do Responso de Santo Antonio, o qual até eu já decorei e aguarda serenamente a cura que já está a caminho. (E pasmem! Ela sempre tá certa!) Lembro-me de uma vez estar deitada com ela na cama quando eu era criança e nós duas brincávamos sobre qual era o tamanho do amor que uma sentia pela outra. Eu venci pois disse que meu amor era do tamanho do universo, mas a verdade é que o amor de mãe é sempre o maior pois ele é incondicional! Ama-se apesar dos erros, das mentiras, das ofensas, ama-se simplesmente! Acima de tudo e apesar de tudo! Isso é ser mãe. Minha mãe é uma pessoa especial, não por ser minha mãe, mas realmente ela é muito especial! Seus pensamentos, sentimentos, atitudes sempre tendem a ser positivas. Nunca ela pensa no pior e recrimina aquele que agir diferente! Tudo para ela sempre vai dar certo, e se por ventura der errado, será sinal de que algo muito bom está a caminho. Essa é a minha mãe. Quando me separei em 1998, estava praticamente entrando em depressão. Eu levantava da cama de camisola e continuava de camisola o dia inteiro. Não tinha vontade de fazer absolutamente nada! Só fumava o dia inteiro (hoje eu não fumo mais, tá?) e tomava café aos baldes... Minha irmã, vendo meu estado deplorável, tratou de alertar a Dna. Odila que imediatamente arregaçou as mangas. Na noite daquele mesmo dia, ela adentrou meu apartamento com um livrinho debaixo do braço. Deu-me o melhor abraço que eu poderia receber, puxou-me para sentar-me com ela e, olhando fixamente em meus olhos disse: "Filha! Você é especial e eu sei que você vai passar por tudo isso de cabeça erguida! Você é inteligente! Tem bom coração e não precisa depender de homem nenhum! Você se basta! Eu acredito em você!" Mostrou-me então um livro de Lauro Trevisan "O Poder Infinito de Sua Mente". Falou para eu ler aquele livro e começar a mudar a minha vida. Foi o que fiz! Óbvio que tive muitos altos e baixos desde então, mas nunca mais entrei em depressão e quando pressinto que ela está por perto, logo penso em minha mãe, estufo meu peito e grito para eu mesma ouvir "Eu me basto! Eu acredito em mim mesma!". Então sigo em frente com a certeza íntima de que, aconteça o que acontecer, tudo vai dar certo, afinal as coisas não acontecem no nosso tempo, mas no tempo de Deus... e quem sou eu para questioná-lo hein? A verdade é que toda esta força interna, eu herdei de minha mãe! Essa certeza íntima de que as coisas estão no caminho certo, aprendi com mamãe que me fez enxergar o poder que existe dentro de nós mesmos mas que nunca acreditamos ser possível utilizá-lo! Tudo é possível para minha mãe. Quando olhos em seus olhos, algo dentro deles desperta uma fé dentro de mim que me sinto capaz de absolutamente tudo! Nem que seja apenas por um segundo, mas essa sensação surge! Faz menos de um mês que eu e minha irmã começamos a fazer juntas hidroginástica. Era uma delícia! Não só pela atividade física em si, mas o fato de eu e ela podermos passar algum tempo juntas, rindo e brincando. Outro dia porém, ao chegar do serviço, fui pega de surpresa com o ressurgimento daquele mal perfurante plantar que atormentou minha vida durante mais de 20 anos. Não posso negar que o desespero tomou conta de mim! Passar por tudo o que eu sofri no passado não estava nos meus planos de agora. Depois de alguns minutos de total pânico, meu filho fez o curativo e eu tentei entrar novamente no meu eixo. Minha irmã foi sozinha para a hidro e passou depois para ver como eu estava. Tive que segurar o choro para não deixá-la mais triste do que já estava por ver nossos planos irem por água à baixo! Fui deitar-me cedo pensando em como iria contar para minha mãe sobre o retorno desse problema quando o telefone tocou e era ela no outro lado da linha! Minha irmã já havia lhe contado e ela chorou comigo. Senti-me novamente em seus braços deitando minha cabeça em seu ombro e deixando rolar meu pranto, meu medo e minha dor! Ela compartilhou comigo meu sofrimento, mas logo em seguida me senti amparada novamente por aquela força estranha que fez renascer minha fé e minha certeza de que tudo vai dar certo de novo! Esse é o poder de mamãe! Consegue tirar a gente de um abismo enorme e elevar-nos até os céus! É dessa força que estou falando! Só convivendo com ela para entender seu coração e sua magia. Magia esta que espero ter herdado para repassar aos meus filhos. O mais importante em tudo na vida, é ter sempre a certeza de que tudo caminha para nossa felicidade! Minha mãe me ensinou isso, e é isso que tento passar para as pessoas que conheço. Amo você mãe! obrigada por estar comigo na dor, mas principalmente nas alegrias que sempre são muitas, graças a Deus! Eu não podia deixar de postar esta homenagem para esta mulher que alimenta a minha vontade de viver todos os dias com um pouco mais de felicidade! Só espero ser para ela, a filha que ela foi para minha avó! Beijos mãe!

Nenhum comentário: