segunda-feira, 29 de março de 2010

Esclarecendo Mamá!

Em respeito aos meus leitores assíduos, principalmente a minha amadíssima Mamá, vim esclarecer sobre o post onde me refiro aos Gadgets! Logo que comecei a formatar meu blog, tive uma certa dificuldade de entender o que eram esses famigerados Gadgets e o Wikipédia não me ajudou nenhum pouco:
Gadget (do Latin: geringonça, dispositivo) é uma gíria tecnológica recente que se refere, genericamente, a um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, Leitores de mp3, entre outros. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica. Na Internet ou mesmo dentro de algum sistema computacional (sistema operacional, navegador web ou desktop), chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.
Admito que adorei a palavra Geringonça, mesmo porque achei o nome extremamente propício para algo que eu não sabia o que era, mas continuei sem entender nada! No final de dois longos anos de blog, descobri que "Gadgets" são, como falam em Portugal: "Miniaplicativos" e, diga-se de passagem, tem um significado bem mais apropriado do que "Gadgets". Maldita mania essa que os brasileiros tem de americanizar o nosso portugues!
De qualquer forma, precisei da astúcia de um nobre português, também blogueiro como eu que esclareceu-me essas dúvidas.
Enfim, Gadgets são funções que disponibilizamos na página de nosso blog onde podemos colocar tudo que nos agradam, por exemplo, eu queria colocar na página principal de meu blog os blogs que eu estou seguindo, mas não sabia como! Agora eu já sei, tanto que quando vocês entram neste meu mundinho virtual, conseguem ver uma humilde listinha de quatro blogs que me são especiais!
Mas vai uma sugestão ao blogspot: Mudem o nome de "Gadgets" para "Miniaplicativo" que fica mais fácil entender, tá?

Nenhum comentário: